A música no processo de alfabetização das crianças

 Uma pesquisa da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, mostra que a música auxilia as crianças no processo de alfabetização. O estudo, que avaliou crianças de 9 e 10 anos, concluiu que o aprendizado de um instrumento musical oferece melhoras na escrita e leitura.

Dividindo as crianças voluntárias em dois grupos, os pesquisadores norte-americanos puderam perceber que os pequenos que têm contato com a música no ensino escolar obtêm melhor rendimento nos estudos. Nesse sentido, as crianças que não conciliam o processo de alfabetização com a música registraram menor facilidade ao desenvolver as habilidades da leitura e da escrita.

Somada a este estudo, uma pesquisa da York University e do Royal Conservatory of Music de Toronto, no Canadá, mostra que 90% das crianças que mantêm treinamento musical registram melhorias no processo de aprendizado, no conhecimento de vocabulário e no tempo de reação e precisão. Nesse caso, o estudo foi feito com crianças de 4 a 6 anos.

No Brasil, a lei nº 11.769/2008 afirma que as artes, incluindo a música, compõem uma disciplina obrigatória do Ensino Básico Brasileiro, já que auxiliam no desenvolvimento da sensibilidade e integração entre as crianças. Além de uma alternativa de lazer, aprender um instrumento musical é muito importante no crescimento sadio da criança e deve ser um hábito incentivado.